Postado dia 20 de agosto de 2019 por Giulia Pedroni
Quer fazer uma obra rápida?
Então, não comece antes do projeto estar 100 % pronto e com tudo comprado.
Pra gente (arquitetos e decoradores) que trabalha com isso, pode ser óbvio. Mas, para quem não é da área, talvez seja difícil de compreender. Mas, eu explico:
Vou detalhar aqui como é o esquema da GUBERNATI DESIGN. Outros escritórios também trabalham dessa forma, variando o tempo de cada um conforme seu jeito de trabalhar.
A primeira etapa do trabalho é o projeto. Nele vai estar detalhado todo o seu ambiente. Como ele ficará depois da reforma.
Mudanças, alterações, palpites do marido, da esposa, da sogra, etc. existem sim!! rss… E, tem que existir. Mas, procure fazer isso, ANTES de tudo. Ou seja, altere seu projeto, se precisar, mas não faço isso depois da obra iniciada. Isso, sempre gera atraso e altera o cronograma da obra
No caso da GUBERNATI DESIGN, a transformação de um ambiente leva em torno de 10 dias. Um dia de atraso, portanto, representa 10% a mais de tempo para finalizar.
A próxima etapa é o levantamento de orçamentos com os profissionais e empresas envolvidas: empreiteiro, pintor, marceneiro, loja de móveis, tapeçaria, etc etc etc.
Essa etapa leva um tempo considerável, pois depende dessas pessoas para fazê-la, e nem sempre isso é do dia para a noite.
A terceira etapa, que está atrelada a segunda, é o fechamento dos orçamentos com os profissionais. Muitas vezes, nos deparamos com contratempos nessa fase do trabalho.
Coisas simples, como: cliente quer acrescentar mais algumas almofadas, o móvel orçado está com prazo de entrega superior ao esperado, o papel de parede escolhido saiu de linha …e outros.
Esses pequenos detalhes acontecem e devem ser pensados com calma também ANTES do início da reforma.
Portanto, é nessa hora que se deve parar, pensar e ver se está tudo definido.
Definido. Com tudo comprado. Pronto: é hora de começar a obra!
Todo esse planejamento leva em torno de 2 meses, 2 meses e meio. Às vezes um pouco menos, às vezes, um pouco mais.
Claro, que isso é no caso do nosso escritório, onde trabalhamos ambiente por ambiente. Em obras maiores, o prazo se estende.
Mas, a ideia básica é sempre essa: prefira gastar mais tempo no planejamento do que na obra em si.
Obra alterada e que se alonga com o tempo gera mais custos e mais dor de cabeça. Literalmente.
Pense nisso!
Texto da Karina da Gubernati Design, uma empresa que trabalha de forma específica, pensando em cada ambiente individualmente, daí o conceito de “transformação de ambientes”. O projeto deles é elaborado tanto no aspecto estético, como no funcional, pensando sempre no bem-estar do usuário (cliente).
No CLUBE VILA LEOPOLDINA você consegue receber uma visita gratuita da arquiteta pegando seu cupom aqui!
Contato: (11) 9917-61876