16:49
Sol com muitas nuvens - Atualizado: 24°

Dicas de arquitetura e organização

← Voltar para o Blog

Postado dia 10 de julho de 2019 por


Organizar com MARCENARIA PLANEJADA

Muitas vezes nos deparamos com um ambiente que não sabemos mais como organizar. Parece que não tem mais solução!

E isso ocorre ou porque falta espaço no interior dos armários ou porque não temos armários suficientes ou até porque, com o passar do tempo, fomos “deixando pra lá” e o ambiente foi se tornando hostil, desagradável…

Exatamente para esses ambientes desorganizados é que a marcenaria planejada se torna uma excelente solução!!!

Diferente de armários prontos, com medidas e divisões padronizadas, que muitas vezes não se encaixam nas suas necessidades, quando você utiliza um armário projetado você consegue deixá-lo funcional justamente para o que você precisa.

Cada pessoa tem necessidade de um determinado espaço.

Existem aqueles que guardam muitos livros, existem outros que quase não têm livros…

Algumas crianças têm muitos brinquedos, outras têm poucos…

Umas deixam os brinquedos expostos, outras preferem que eles fiquem dentro de armários…

Tem gente que adora cozinhar e que, em uma cozinha bem planejada, conseguiria fazê-lo com muito mais rapidez e eficiência… E também com muito mais prazer!

Enfim, cada pessoa ou cada ambiente tem de ser analisado de uma forma particular.

Você pode se aventurar e projetar sozinho a sua peça de marcenaria ou até pode pedir para o marceneiro fazer isso. Mas o resultado pode não ser o esperado e a consequência ser uma grande decepção.

Sem sombra de dúvidas, contratar um arquiteto para fazê-lo é a melhor opção!!!

O profissional conseguirá captar as suas necessidades e passar para o projeto o que você realmente quer.

Muitos arquitetos, por sua vez, são especialistas em design de mobiliário. Conseguem criar peças extremamente funcionais e com excelente resultado estético.

Nesse post, selecionamos alguns exemplos em que a marcenaria planejada é a essência do projeto.

Nesse quarto de menino, por exemplo, o armário existente, não era suficiente para guardar as roupas e os brinquedos da criança. Também, não havia espaço no ambiente para ter um outro armário. A solução foi criar uma cama elevada, deixando a parte inferior justamente para acomodar os brinquedos, livros, chuteiras. As divisões foram projetadas especificamente para as necessidades dele e cada espaço foi aproveitado ao máximo, como as gavetas nos degraus da escadinha. ( www.gubernatidesign.com.br )

Outro exemplo, simples e muito funcional, foi feito nessa lavanderia: O armário foi dividido criando cestos independentes para facilitar o serviço. Cesto para roupas coloridas, roupas brancas, roupas para passar ou ainda para lavar. Solução econômica e totalmente funcional. ( www.werkspot.nl ).

Nesse dormitório no Japão, onde os ambientes costumam ser bem pequenos, o usuário desejava ter nichos para “esconder a bagunça”, e também queria aproveitar ao máximo o pouco espaço disponível. A marcenaria planejada conseguiu organizar e verdade!!!

Nas duas imagens abaixo, um detalhe de marcenaria planejada fez toda a diferença: conseguiu com que o trabalho na cozinha ganhasse funcionalidade e organização. O buraco projetado estrategicamente em cima da lixeira gera rapidez e limpeza. Além disso, a tábua projetada dessa maneira liberou espaço na bancada.

Outros exemplos onde a marcenaria planejada foi a essência do projeto:

Texto da Karina da Gubernati Design, uma empresa que trabalha de forma específica, pensando em cada ambiente individualmente, daí o conceito de “transformação de ambientes”. O projeto deles é elaborado  tanto no aspecto estético, como no funcional, pensando sempre no bem-estar do usuário (cliente).

No CLUBE VILA LEOPOLDINA você consegue receber uma visita gratuita da arquiteta pegando seu cupom aqui!


Comentários:

Fale conosco
Enviar via Whatsapp