Postado dia 10 de junho de 2019 por Giulia Pedroni
Trabalhar em casa pode ser muito interessante em diversos aspectos, mas se você não tiver uma certa organização, o trabalho pode se confundir com sua vida doméstica, gerando conflitos.
É lógico que a organização vai além do espaço físico. Tudo tem que se harmonizar: criar e manter horários fixos, ter planejamento financeiro, desenvolver planos de trabalho, etc.
Mas aqui, vou falar sobre a organização física, do espaço mesmo.
Já que essa é a minha especialidade.
Então, vamos lá: o melhor dos mundos seria você ter um ambiente inteiro para o seu home office. Um escritório mesmo. Mas, nem sempre isso é possível. Com os imóveis cada vez menores, são poucas as pessoas que conseguem ter esse privilégio!
Geralmente, o escritório fica integrado a outro cômodo da casa (quarto de hóspedes, sala de estar, sala de TV ou até no nosso próprio dormitório). E é para esses casos que vou mostrar FORMAS DE ORGANIZAR SEU HOME OFFICE:
– USANDO OS MÓVEIS COMPACTOS:
Uma opção bem interessante quando o espaço é reduzido, é utilizar os móveis compactos (bem enxutos). Eles podem ficar em qualquer ambiente: dormitório, sala, sala de TV, etc.
Nas imagens que selecionei abaixo, você verá peças que se fecham e não interferem no restante do ambiente.
– UTILIZANDO GRANDES FECHAMENTOS :
Se você tem um pouco mais de espaço, o seu home office pode ser projetado e instalado em alguma parede maior. E, se o problema for “esconder a bagunça”, a utilização de portas é uma excelente solução!! Você termina de trabalhar e simplesmente fecha as portas isolando o espaço de trabalho.
– INTEGRANDO COM ESTANTES:
Também acho que funciona muito bem o seu espaço de trabalho ficar integrado a uma estante. Não há interferência visual. Mas, você precisa de um mínimo de arrumação, pois ele ficará à mostra.
– DIVIDINDO OS ESPAÇOS INTERNOS (GAVETAS E ARMÁRIOS ): Organizar os espaços internos é imprescindível !!! Não na questão visual, mas na funcional.
E uma boa ideia é você dividi-los. Seja gaveta, seja armário. As subdivisões trazem ordem e torna-se fácil achar qualquer objeto. Caixinhas de acrílico são ótimas opções para isso.
– ORGANIZANDO RECADOS:
Aqui, ideias criativas de organizar os recados e lembretes.
Utilizar-se de pranchetas dividindo os assuntos ou os dias da semana é bem interessante!! E fixar um rolo de papel craft também é muito útil, pois você vai descartando os lembretes já lidos.
Texto da Karina da Gubernati Design, uma empresa que trabalha de forma específica, pensando em cada ambiente individualmente, daí o conceito de “transformação de ambientes”. O projeto deles é elaborado tanto no aspecto estético, como no funcional, pensando sempre no bem-estar do usuário (cliente).
No CLUBE VILA LEOPOLDINA você consegue receber uma visita gratuita da arquiteta pegando seu cupom aqui!